terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Fantasma do Convento (Lendas Capixabas)

Há muito tempo atrás, Joaquim, um jovem frei viajante, chegou ao Espírito Santo. Fico hospedado em Vila Velha. Logo decidiu dar uma caminhada para conhecer a vila e as pessoas que ali viviam.
À tarde, chegou numa pequena aldeia de pescadores de onde se podia ver um convento no alto de um monte.
- É o Convento da Penha, informou um pescador.
Joaquim ficou muito admirado com o belo convento. A noite, o frei encontrou um velho pescador a quem perguntou:
- Como faço para chegar no Convento da Penha?
- Mas agora, frei? Já está anoitecendo ... Disse o pescador
- Qual o problema? Não vou me perder.
- Você não tem medo do fantasma? Perguntou o velho.
- Fantasma?
- Sim. Toda a noite ele passeia próximo ao convento.
Ninguém sobe o convento de noite.
Joaquim riu muito. Ele chamou todos os habitantes da vila de pescadores e explicou para eles que fantasma não existem. E para provar sua coragem disse:
- Já é quase meia-noite. Eu vou subir o caminho da Penha (hoje Ladeira do Convento) e, chegando lá em cima, vou tocar o sino da capela doze vezes.
O frei pegou a lanterna e iniciou a subida. No caminho os pios das corujas e outras aves noturnas não o assustavam. " Aquele povo inculto precisa aprender uma lição e não acreditar mais nessas besteiras ", pensava ele enquanto os vaga-lumes brilhavam pelo caminho. Chegando no convento, Frei Joaquim foi até o campanário para tocar o sino e provar o êxito de sua aventura.
Que nada! Quando ele foi tocar o sino, segurando a corda estava o fantasma do convento. O aterrorizado frei largou a lanterna e desceu o monte correndo no escuro! Os moradores da vila ficaram surpresos ao vê-lo chegar, passando tão depressa. Ninguém ficou sabendo o que acontecera, mas todos tinham certeza de duas coisas: ele só não se machucou por milagre de Nossa Senhora da Penha e aquele frei aprendeu uma valiosa lição. " Deve-se sempre respeitar as crenças de um povo ".

Júlya Gabrielly e Ana Carolina
Uma lenda recontada por Rodrigo Campaneli

19 comentários:

  1. erickson:valeu veyyy,meajudou muitoo!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. é muitom eteressante essa lenda eu gostei muiot♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa Massa vey nunka imaginei que a parada que eu participei ta aki

    ResponderExcluir
  4. Opa, a Campaneli Produções desenvolveu a animação desta lenda.Vejam trechos da animação.
    http://www.youtube.com/watch?v=FtJ0Yjr1Agw

    ResponderExcluir
  5. eu sou carlos e so tenho 9 e meio mas essa historia vai fazer sulcesso no meu trabalho de historia e massa e vcs o que acham do vaga lumes????

    ResponderExcluir
  6. oi eu de novo carlos mas presiso de uma copia que eu nao sei copiar amanham eu vou vuotar nesse saite e eu quero outra lenda alguem sabe fazer?

    ResponderExcluir
  7. po meu irmao carlos e chato em mais vao ver que que ele ta lemdo

    ResponderExcluir
  8. meu nome e raiane gostei muito da lenda muito legal

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muito vou ganhar um dez no trabalho de portuquês ai obrigado uem fez esse saite e obrigado a quem mando a lenda b.jos thal jente bom sabado e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  10. Maneiro conhecer coisas sobre o convento da penha

    ResponderExcluir
  11. TEM UM LIVRO NA ESCOLA COM ESSAS E OUTRAS LENDAS

    ResponderExcluir
  12. muito maneiro me ajudou muito no meu trabalho de escola




    ResponderExcluir
  13. Cara, mt obrigado, tô com um projeto no colégio dessa lenda e esse texto me salvo!😅🙇

    ResponderExcluir